ilha do campeche em florianopolis

Ilha do Campeche em Florianópolis

Ilha do Campeche em Florianópolis

A Ilha do Campeche em Florianópolis fica localizada na costa leste, em frente à praia do Campeche. Local lindíssimo e formado por costões e morros recobertos de mata Atlântica. A única praia da ilha possui areia fina e muito clara e suas águas são um convite ao mergulho e relaxamento, variando entre o verde e o turquesa.

ilha do campeche perto da pousada do capitão

Dotada de um rico ecossistema, a Ilha do Campeche foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2000, como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional. E, para manter a preservação do local, é permitido que no máximo 800 pessoas por dia visitem a ilha.

Os sítios arqueológicos são um dos grandes atrativos de Campeche. As inscrições rupestres atraem estudiosos e turistas. Povos antigos deixaram seus registros por lá, como símbolos geométricos, flechas, zoomorfos, antropomorfos e máscaras.

ilha do campeche em florianópolis

Felizmente, com o tombamento da ilha, a vegetação nativa se mantém preservada, ocupando uma área de 52 hectares. No entanto, ela correu um sério risco quando os primeiros colonizadores começaram a extrair o pau-campeche, usada para tingir tecidos, e com plantações de mandioca que serviriam para alimentar pescadores.

A Ilha do Campeche está sob cuidados da Associação Couto Magalhães e sob responsabilidade de outras associações que assumiram responsabilidade em conservar e preservar o local.

Para o turista que tem interesse em visitar a Ilha, as trilhas são monitoradas. As visitas são feitas através de barcos, que atracam na praia da Enseada. Aliás, este é o único lugar onde os turistas têm permissão de ficar. Quem quiser conhecer os costões, os sítios arqueológicos e os monumentos rochosos devem contratar monitores. Há um valor a ser cobrado e que depende da trilha. Aos visitantes é proibido acampar, fazer fogueiras, tocar ou levar os animais e plantas do local.

Este é um passeio imperdível. Se você gosta de aventuras ecológicas, venha passar momentos agradáveis na Ilha do Campeche!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *